quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Lembrancinha para casamento - Lenço dos namorados



Já falei sobre lembrancinhas de casamento aqui e aqui , mas é um assunto que me perseguiu por um bom tempo quando estava fazendo os preparativos do casamento. Fiquei em dúvida entre muitos mimos lindos que a gente vê pela internet. A ideia de fazer os "lenços dos namorados" veio da minha mãe, totalmente aprovada por mim. Estas lembrancinhas foram entregues somente às moças. 
Os lencinhos tem origem portuguesa e reza a lenda que antigamente as moças de uma determinada região portuguesa bordavam estes lencinhos com desenhos e poemas e o faziam chegar às mãos do seu pretendente, se o rapaz o usasse publicamente significava que o interesse era recíproco e começariam a namorar. 
Se é verdade não sei, mas no dia do meu casamento uma de minhas amigas deu o lencinho para o namorado, ele usou e agora estão de casamento marcado. Acho que funciona!  
Pegamos alguns versinhos pela internet, mas a maioria fizemos de trechos de música, principalmente de Chico Buarque (meu ídolo mor). 
Porém o preço unitário dos lenços estavam muito salgados (12,00) o que multiplicado pelo número de convidadas (130) ficaria uma fortuna. Quase desistimos da ideia até que uma das minhas tias prendadas se ofereceu para fazer todos os bordados. Ficaram lindos, muito delicados. E a mulherada adorou. Uma dica diferente para lembrancinhas











10 comentários:

  1. Olá amiguinha,
    obrigada pela visita ao nosso cantinho.
    Parabéns, os lencinhos dos namorados ficaram lindos! São bem Portugueses.
    O seu blog é muito interessante!Uma partilha de saberes, sabores e cultura. Obrigada por partilhar tantos interesses.
    Voltaremos sempre que for possível.
    Beijos de Portugal,
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  2. Olá amiguinha,
    obrigada pelo carinho.
    Desejamos um bom fim de semana.
    Beijos,
    mel e jasmim

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o meu e posso falar? deu certo!
    usei e casei rsrs.
    Ficou tudo lindo béuzinha =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Érika, acho que funciona mesmo, a Dani vai casar em junho!

      Excluir
  4. Oi! Que lindo seu blog, cheio de boas ideias. Essas lembrancinhas são as mais lindas, criativas e delicadas que já vi. Se já não tivesse casado, com certeza ia copiar a ideia! Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Lindos! Fiquei apaixonada por esses lenços, a delicadeza a história. Gostaria de pedir sua permissão para falar deles no meu blog http://casamentofeitoamaobyjanemarie.blogspot.com.br/
    Sempre coloco os links e blog de onde pego as imagens. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi jane!
      Fique a vontade para postar no seu blog.
      Aliás, qta coisa ma-ra-vi-lho-sa encontrei lá!
      Lindo lindo!
      bjo

      Excluir
  6. Bel,
    fiquei surpresa de uma mineira fazer lenços dos namorados...
    Que bom...Que linda lembrança de casamento...
    Parabéns,
    da sua nova seguidora

    Maria Filomena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Filomena! As mineiras gostam de todo tipo de artesanato!
      um abraço!

      Excluir